terça-feira, 18 de janeiro de 2011

*A pedidos*- para o pessoal que está querendo aprender richelieu...

  Depois que passar o desenho para o pano,tecido usado é linho panamá.
Tem que sempre bordar com o bastidor e bem esticado o tecido(porque o ponto não fica bom).
A linha é branca em algodão,a que eu uso é ótima,a marca só escrevo via email.A linha da bobina pode ser de poliéster.
Sempre que for fazer um bordado richelieu,use sempre um tecido de boa qualidade,o bordado merece e você também.


 Em cima do risco passe uma costura 2x
Onde vai haver corte no tecido para o richelieu,tem que passa um zigzag bem fechado(porque se ficar muito espaçoso,pode esgasar o tecido,na foto está sendo feito.

 Nessa já foi feito e a "ponte" do Richelieu foi feita,antes desse ponto cheio da "ponte"você tem que ir e voltar com a costura de um lado para o outro(na mesma direção),5x quando completar a quinta você vem por cima fechando com ponto cheio.
 Ainda não acabou,você tem que aplicar o cordonê ou linha urso,é o que faz ficar firme o tecido,ajuda a bordar o ponto cheio por cima dele.Não pode ser feito sem ele,porque ficará mole e feio.Ele é aplicado com um zigzag espaçoso.Para depois bordar em cima com o ponto cheio.

 Geralmente uso alicate para cortar o cordonê,ele corta exato.
 E ainda tem o rolinho do cordonê,que não fica na máquina,e sim bem perto ,meio que atrapalhando,mas com o tempo você acostuma com a presença dele tão pertinho.hehehe!


 no início é feio assim mesmo!

Acima,as 2 costuras,já passando o zigzag,antes do cordonê                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Costumo furar o tecido para cortar,com uma tesoura mais pontuda.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          E depois completo com uma  tesoura que o corte é maior e melhor .                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            E aqui o trabalho terminado.                                                                                                                                                                                                       Qualquer dúvida envie uma mensagem                                                                         

86 comentários:

  1. Vc me transportou para minha infância,aprendi a bordar com +- 11 anos,mas acho que com um pouco de treino eu conseguiria repetir essa façanha.Vc é tdo de bom.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Ola Rosemery,
    Vim agradecer sua visitinha e admirar o seu trabalho.
    Parabéns, adorei seu blog.
    Abraços
    Tania Andrades

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosemery!
    Que gostoso receber uma mensagem sua no dia do meu aniversário.
    Fiquei muito feliz:)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Rosemery, amei ver você em minha lista de seguidores, seja muito bem vinda! Vim conhecer seu blog e fiquei encantada, obrigada pela aula, vc me passa por email o nome da linha e cordonê??
    soniarmartins@ig.com.br
    Olha, você poderia me ensinar á fazer aqueles barrados bordados em entretela e medalhões? Deus te abençoe querida!!!bjss

    ResponderExcluir
  5. Lindo..eu quero aprender !!!!


    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber como colocar o p-onto cheio na maquina da singer 6l80 para bordar richilieu como regular a maquina amo richilieu beijos

      Excluir
    2. Ola Nelsi,desculpe a demora,mas eu não conheço essa máquina,mas procure pesquisando video no site youtube.com,ok
      Um forte abraço,bjs

      Excluir
    3. Como ajustar a maquina para esse ponto?Seu trabalho é lindo....

      Excluir
    4. Se a for a máquina antiga da singer,vigorelli e a industrial ,peça a visita de um tecnico para retirar as peças,que é o pé e o carrinho,ok bjs

      Excluir
  6. Foi um achado feliz este seu blog. Era exatamente do que precisava para tirar as dúvidas que tinha.
    Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  7. ola Marly,não tinha link no seu nome,então estou aqui p/ agradecer sua visita, e lhe dizer que qualquer dúvida é só mandar um email,obrigado e volte sempre,bjs

    ResponderExcluir
  8. Amei tudo que vi aqui...
    saudade das toalhas de minha mãe no natal....
    gostaria de saber se consigo bordar á mão ...sou cadeirante ,apesar de costurar sei que seria dificil bordar com bastidor

    meu email: dalvasouza4@gmail.com
    adorei tudo que vi..abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dalva,em Portugal elas bordão muito à mão,no blog tem uma postagem de bordado à mão-Richelieu ,procure e veja se consegue bjs

      Excluir
    2. Adorei sua explicação voltei na minha infância vou tentar que Deus abençoe você

      Excluir
  9. Lindo!
    Adorei a explicação e o trabalho...
    Parabéns pelo blog!
    Será que você podia me mandar por email (lyz.fatori@hotmail.com) a marca da linha?
    Você pode me dizer se consigo fazer este bordado com uma Singer Facilita Prátika?
    Obrigada!
    Bjinhos
    Lyz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola lyz,já enviei um e-mail para você,tirando suas dúvidas.
      Obrigado pela visita e de ser seguidora do blog,seja bem vinda!,bjs

      Excluir
  10. Amei tudo que vi aqui. Que Deus te abençoe a cada dia pois é tao dificil encontrar alguem nos dias de hoje passando o que sabe para as pessoas. Bj. PARABENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios,é bom saber de sua opinião.
      Na vida se a gente não ensinar o que aprendeu,não deixa sementes!bjs

      Excluir
  11. Olá, Rosemery...amei o seu blog e suas explicações...por gentileza você pode me mandar por email...o nome da linha e do cordonê...
    Beijos: Fatima Subrinho
    fatimasubrinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ola Rosemery, vc ta de parabens, tem apostila? Adorei seu trabalho, preciso saber do nome da linha e se possivel a marca do cordonê,

    obrigada!!
    Luzinete Alberio
    email- luzinete15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. CARA ROSEMERY, TEM COMO FAZER ESTE BORDADO SEM A MAQUINA DE COSTURA? SE TIVER TEM COMO POSTAR? DESDE JÁ UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. No blog eu postei um link com o passo á passo do bordado richelieu á mão,ok amiga,bjs

      Excluir
  14. Ola amiga(o),pode ser feito a mão sim,vou vê se acho algo que dê para postar,mas caso não consiga ,me envia seu e-mail por comentário ou pelo meu e-mail que tem no blog,ok?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. parabens pelo seu blog, estava procurando sobre o bordado richellieu e achei o seu blog, parabens por transmitir o que sabe, pois muitos aprendem e guardam para si,e achei muito clara a sua explicação, o seu trabalho é muito lindo,
    Dirce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dirce,obrigado pelas lindas palavras,seja bem vinda!,beiiijU

      Excluir
  16. Oi colega, gostei do seu trabalho. Tbem bordo a máquina desde da idade de 11 anos, hoje estou com 65. Não tenho um blog, mas tenho algumas fotos no face book. Se quiser dar uma olhadinha,(cida_paduan@hotmail.com), abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida vou lá no seu facebook,obrigado volte sempre,beiiiju

      Excluir
    2. Não consegui,enviei solicitação de amizadebjs

      Excluir
  17. Boa tarde, adorei o seu blog e vou te mandar um email para saber os tipos e marcas de linhas que você usa para bordar rechelieu. Eu só sei fazer ponto cruz mas minha mãe já fez muito rechelieu há tempos atrás e ficou encantada com seu blog e com vontade de bordar novamente....parabéns e bjssss.....=^.^= Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!!...é muito gratificante saber que sua mãe quer voltar a bordar,porque visitou o blog
      Diz para ela que volte mesmo! Um artesã não pode parar.e também se ela esqueceu alguma coisa e tem dúvidas,me diz que irei responder com todo prazer,ok? Eliana um forte abraço para vc e sua mãe...ah e me informe se ela voltou a bordar,ok?
      Beijos

      Excluir
  18. Nossa ameeeii!!!...Gosto muito de bordados,achei sua explicação perfeita,vou entrar na aula de bordado em richilieu na próxima semana e já vou ter uma noção.Acho que vou até tentar fazer só com a sua aula para ver se consigo.Queria bordar o kit de berço da minha filha que nasce em dezembro; se tiver gostaria de um risco com medalhão e gostaria de saber tbm o nome da linha.
    Obrigada!
    Graça
    email:grasaresende@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Querida, poderia enviar as informações sobre a linha e a máquina que usa? Estou querendo comprar uma baratinha para aprender, mas não sei qual serve e o material certo para começar! Se puder ajudar, serei grata!! fsales66@gmail.com. Fernanda

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite Rose, fiquei mais apaixonada ainda pelo Rechelieu, depois que conhecir seu trabalho, na verdade tenho um sonho em aprender este bordado, já marquei com uma senhora para me ensinar a bordar na maquina, só que faz seis meses e ela ainda não pôde, dai em pesquisa pela net, conhecir seu bog, fiquei encantada será que pode me ajudar, com relação ao material certo e graficos para usar?, espero resposta sua no meu email. marcia.scn@ig.com.br
    Obrigada amiga pela sua boa vontade de ajudar ao proximo.Que Deus te abenções hj e sempre Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Oi Rosemery,sou fã dos seus trabalhos,são lindos e esse vídeo do Richelieu que vc postou está ótimo,gostaria de saber se vc não pode fazer um vídeo de como faz essa flor em preto e branco está linda.
    Aprendi o ponto,mas é uma perfeição seu trabalho e gostaria de ver vc bordando-o se possível.
    Abraços,sempre estou dando uma passeada aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Regina,obrigado pelos elogios,acredito que você também não fica atras!
      Video tenho vontade de fazer,mas tem que ter tempo,mas chegarei lá,se vc usar as linhas que eu uso e passo a ordem das cores da linha.ok?
      Seja bem vinda querida,beiiijU

      Excluir
  22. Boa tarde Rosemery, tenho duvida como bordar com a maquina Brilliance da Singer, voce poderia informar se é possivel,
    peço dicas. Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  23. RosemarY boa tarde, tentei enviar um email procurando sobre o nmome da linha e esta voltando, voce poderia enviar para dinavalois@hotmail.com?

    ResponderExcluir
  24. Ola Edna,enviei um email para você,tirando suas duvidas,ok?...Bjs

    ResponderExcluir
  25. ola seus trabalhos são lindo!
    gostaria de saber o nome da linha que vc usa .
    obrigada
    ainatsegrob@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. ESPETACULAR!!!ME LEMBRO QUADO TINHA 10 ANOS MINHA TIA QUE MORA EM CAMPINA GRANDE (PARAÍBA)BORDANDO EU FICAVA ADMIRANDO, COMO GOSTARIA DE APRENDER... VC ESTAR DE PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Comprei recentemente uma máquina que me permite fazer o bordado com o ponto Richilieu. Só que não sei que linha usar. Você poderia me dar umas dicas?
    Obrigada,
    Cláudia.
    clau.cp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, Boa noite, Tudo bem?

    Estou com um probleminha, comprei um vestido com esse trabalho, mas ñ me dei conta de que ficou faltando um pedaço da barra com o bordado completo, voltei lá e me disseram que como eu comprei em uma liquidação, ñ poderiam fazer nada.
    Vc pode me ajudar? me dê um retorno...obrigada ficarei aguardando um contato
    Claudia Curzi
    curzi.claudia@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde! Amei os bordados!!! Gostaria de saber qual a máquina para fazer o bordado rechilieu e as linhas.

    Obrigada,

    Bruna (bt_menezes@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  30. Lindo bordado.Obrigado por ensinar.Tudo de bom,abraços.

    ResponderExcluir
  31. bordado maravilhoso.obrigado por ensinar.Abraço.

    ResponderExcluir
  32. adorei sua aula parabens mas gostaria que esclarecesse uma duvida, que linha usa em cima e que linah se usa na canelinha ?

    ResponderExcluir
  33. Oi eu adorei seu trabalho muitoo lindo!! Vc pode me dizer o nome da linha por favor!Feliz natal e um maravilhoso ano novo. Nerid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida,obrigado pelo elogio....então, a linha de cima se for a branca é a Música,a colorida é a Lumina e tem da policron,mas só uso a Lumina pela qualidade dela e a linha de baixo é a linha comum de costurar as linhas branca de poliester,ok?....qualquer dúvida estarei aqui,um feliz ano novo p/ vc beiiijU

      Excluir
  34. Me tira uma dúvida , onde posso achar desenhos ou tiscos para fazer o richelieu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bianca,
      Tem revistas tipo a revista labores,é escrita em espanhol,mas vem riscos maravilhosos,sempre vem 2 revistas em uma embalagem e custa 8 reais.
      Tem a pesquisa do google(riscos de rechilieu),copia,depois é copiar ou mandar p/email de lojas que copiam p/ vc caso não tenhas copiadora.
      Vai nesse link,é um blog só de riscos de richelieu
      http://lenebordadosartesanais.blogspot.com.br/2012/08/bordado-de-richelieunet.html
      Boa sorte,bjs

      Excluir
  35. Rosemery, pesquisando sobre richelieu encontrei seu blog e adorei suas explicações, seu trabalho. Estou procurando por barra de richelieu para colcha de solteiro e de berço. Vc sabe onde encontro? Só vi em sites de lojas sofisticadas e fica muito caro pra mim. Sabe em que lugar encontro, num preço mais acessível do que nessas lojas? Agradeço antecipadamente, e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, não sei se já t respondi,mas vai nesse endereço,essa pe ssoa é amiga do site facebook.com ela tem um ateliê de richelieu www.facebook.com/vera.brito06?fref=ts
      beijos

      Excluir
  36. Eliana dos anjos Almeida1 de março de 2013 às 16:18

    Gostaria de saber o nome da linha,vou tentar bordar maquina, so sei o richileu a mão , e fica lindo em pano de prato. muiiiiiito chique! elianadosanjos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito das suas explicações do bordado.Gostaria de saber o nome da linha e do cordone que se usa para fazer esse bordado.meu email e marianascimento49@gmal.com

    ResponderExcluir
  38. Quero aprender fazer na máquina, para iniciar tenho que trocar a sapatilha da máquina ou a peça dos dentes?

    ResponderExcluir
  39. Amiga , vc dá aulas ?? nunca bordei nada na máquina e esses dias vi uns bordados naquela máquina pretinha e fiquei apaixonada.Se caso ensine me responda pelo meu email/ serious.sette@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. olá Rosemery, parabéns pelo seu trabalho....quero aprender o richelieu porque sempre amei os trilhos de mesa que minha mãe fazia. quero fazer uma cortina para minha sala.tenho algumas dúvidas: posso usar tecido percal? qual linha se usa em cima e em baixo? como preparo a máquina para fazer o richelieu? tenho maquina da brother sq9000. obrigada...fabianadotto@bol.com.br

    ResponderExcluir
  41. OI AMIGA , BOA TARDE , EU SEMPRE FUI APAIXONADA PELOS BORDADOS , MAS NAO SEU FAZER NEIUM , AGORA PROCURANDO PELO SITE DESCOBRI VC COM SEUS TRABALHOS MARAVILHOSOS , GOTARIA MUITO DE APRENDER FAZER RICHELIEU , POR FAVOR ME ENSINA , MINHA MAQUINA E SINGER 2250 , ACABEI DE GANHAR ,SE POSSIVEL ME RESPONDA SE MINHA MAQUINA PODE FAZER ESTE TIPO DE BORDADO , OBRIGADA , MEU EMAIL E SONIAEBROU@HOTMAIL.COM , ABRAÇO......

    ResponderExcluir
  42. Olá. Eu coordeno uma pequena equipe de artesanato na Instituição em que trabalho. Gostaríamos muito de aprender a técnica do Richilieu. Temos máquina de costura a pedal, mas não sabemos como preparar a mesma para o trabalho com Richilieu. Pode nos ajudar? Grato... Vanderlei

    ResponderExcluir
  43. Meu contato de e-mail: vanderboldt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  44. Olá Rosemery, Gostaria de adquirir entretela solúvel e modelos diferenciados de bordados em Rechilieu para cortinas, toalhas de banquete, passarelas, viróis, roupas, etc, para serem usados em máquina computadorizada Brother BP 2100. Se for possível me atender, favor envia-me através do e-mail emilliobritto@bol.com.br por gentileza o valor e a forma de pagamento da referida solicitação, obrigada, Fátima.

    ResponderExcluir
  45. Olá Rosimery;

    Estamos desenvolvendo um projeto para da empregabilidade a mulheres desempregadas. Gostaria do seu apoio no sentido de nos orientar sobre aquisição de materiais: máquinas entre outros. Agradecemos desde já o seu apoio, tenha um bom domingo. Ponto de Cultura Rema - pontoculturarema@gmail.com - Giovana Salles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem com você , então como faço pra fazer um meio de toalha de banho tenho que cortar a toalha pra por o tecido que será bordado obrigada

      Excluir
  46. Olá Rosimery. Parabéns trabalhos maravilhosos, poderia me enviar por e-mail o nome da linha e como eu regulo a maquina, a largura do ponto? tenho uma singer preta de estimação, e gostaria de bordar nela mas a minha duvida é o tamanho do ponto e a tensão do ponto. Fica com Deus e obrigada. Meu email é marta.regina107@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. ola td bem ..gostraia muito de fazer esse bordado ,,,mais tenho alguma duvida ....... preimeito temque ser nessa maquina mesmo pretinha ou pode ser emoutra maquina industrial .... temque ter motor ou pedal ...... tem que tirar o pezinho .... oque mais tem que fazer ,,, que linha pode ser usada ,, por favor me ajuda .. meu emial é ... lindalva_artezan@yahoo.com.br aquerdo aresposta bjs

    ResponderExcluir
  48. lindo demais o seu trabalho...gostaria de tirar umas dúvidas tipo,,,dá pra bordar cambraia, que agulha usar e que espessura de entretela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Viviane,obrigado!...se o tecido for grosso,use uma entretela ou um tnt mais fino para o médio,se for um tecido muito fino use sempre mais grosso, tanto o tnt ou a entretela,ok Desculpe a demora!!!!bjs

      Excluir
  49. Oi Rosimery...boa noite tudo bem? Parabéns pelo seu blog é ótimooo...amo rechelieu e gostaria que vc me tirasse uma dúvida se posso fazer o rechelieu usando a máquina singer 6160 e se tem alguma agulha própria pra isso. Meu e-mail é nandhynha.s@gmail.com...Bjsssss

    ResponderExcluir
  50. Ah! E qual linha é ideal para usar? Obrigada. (nandhynha.s@gmail.com)

    ResponderExcluir
  51. Parabéns pela aula.
    Eu achava que cortava-se o miolo do trabalho no final , após ter bordado tudo. Será que dá certo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dadá, Obrigado!....não dá certo!Porque ficaria muita linha desfiado do tecido,o acabamento fica horrivel

      Excluir
  52. Gostei,Muito bom..,Parbens!!!

    ResponderExcluir
  53. ola gostaria de saber se vc tem como fazer um conjunto na cor vinho ou bordo

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde Rosemery, amei seus trabalhos em rechiliue, sou apaixonada por esse bordado, quando adolecente iniciei um curso desse bordado mas não terminei agora vendo seus trabalhos bateu uma saudade de quando iniciei o curso talvez nem dê conta mais de fazer o q aprendi mas vou tentar,agora com 63 anos deve ser + difícil, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  55. Bom dia Rosemery,parei de bordar,mas quando vejo seus rechiliue,tenho muita vontade de voltar a bordar,seu trabalho e maravilhoso,parabéns e obrigada por nos ensinar com tanta boa vontade!!!

    ResponderExcluir
  56. Olá rosemery gostei muito e gostaria de aprender a fazer,queria saber qual tipo de linha e pano para fazer rechilieu. Um grande abraços!!!!

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Rosemary. Parabéns lembranças boas de mamãe.
    Gostaria de saber a marca das linhas que vc usa. Ednanasrocha@bol.com.br
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

oi amiga (o),obrigada pelo carinho,abraços!

Seguidores