terça-feira, 4 de outubro de 2011

*Richelieu*-Passo á passo,em jogo de toalhas.

  Aqui está o passo á passo das borboletas, que já postei no blog.Tirei muitas fotos e seleccionei,para ser mais fácil de entender.
o resultado é esse:
O trabalho foi feito em toalha de rosto e de banho,em todos os tons em azul,até a renda,que foi aplicada pela minha amiga Fátima.


Essa a direita é a toalha de rosto.

 Essa renda é linda!
 No início tem que colocar a entretela ou tnt com o desenho da borboleta.Depois que você fizer a costura duas vezes e fizer os zigzag,então retire a entretela,para depois não dar trabalho.observe na foto abaixo,que foi retirado.
Depois que você faz todo o bordado,é que vai iniciar o *Richelieu*,nessa área onde está a linha mais clara com a costura e zigzag.Veja na segunda foto abaixo.



 Ao contrário de sempre quando se borda o *Richelieu*,tem que ser cortado o tecido todo de uma só vez,como está nessa  foto.
 Como faz as "pontes"???R:faça 5 vezes,costura de um lado para o outro...
 Ao completar a "ponte",você volta cobrindo com o ponto cheio em zigzag.
 Você tem que manter na altura do corpo da borboleta,sempre  com a mão apoiando a asa dela, para que a agulha vim certa,para ser feita a "ponte"

 Finalize o *Richelieu*,com o ponto cheio(essa cor em azul mais escuro),depois que aplicou o cordonê,ou linha urso,como varia em cada lugar do país.
 Nessa foto observe a asa bem baixa,e a agulha pegando no centro,que fica o corpo da borboleta do lado de cima.
 Olha nessa foto...

 Aqui terminou,e como na foto de cima,só falta colocar o  cordonê e fazer o bordado em ponto cheio cobrindo com a linha azul mais escuro.
 Essa é a borboleta da direita,o desenho já é diferente.
Você borda,retira a entretela ou tnt e depois abre o *richelieu*
 Fazendo as "pontes".
 Terminado o *richelieu* ,aplicado o cordonê e coberto com o bordado ponto cheio.
 Aqui a borboleta da esquerda.Foi feito o bordado .
 Aqui o detalhe das 2 costuras e o zigzag por cima dela,note que esse zigzag é  bem junto(fechado) só bordo assim,para o pano não rasgar(ele fica bem seguro) para você poder bordar o *richelieu*
 Cortando o circulo vazado...

 E fazendo o acabamento em ponto cheio.
 Foto da borboleta central.Depois que retirou a entretela.
 Colocando o cordonê
 E aqui,já feito o ponto cheio,para começar a cortar para iniciar o *richelieu*
 Se você ficou com alguma dúvida,é só  deixar um comentário  e eu lhe responderei aqui nos comentários,com maior prazer em lhe responder,fique a vontade,esse blog é de vocês.
Um abraço.

Seguidores