quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Perguntas e respostas do bordado


Houve muitas perguntas iguais ou parecidas,como não pude responder na data,tem até do ano 2013...então resolvi responder todos de uma só vez,ok?









Respondendo:As máquinas que uso é a singer e a vigorelli antigas de pedal,só  depois que você tem a prática,pode colocar motor.E também uso a industrial singer 20u73.
Outras máquinas não sei disser se bordariam,pois não tenho essa informação.
O bordado richelieu,tem que ter um professor pessoalmente e o ponto matizado também.
Para passar essas máquinas para bordar tem que pedir um técnico para ir em sua casa e ver se sua máquina pode ser retiradas as peças para bordar,ele regula e retira as peças,que são:os carrinhos(que empurra o tecido para atrás ) e o pé ou pata,depende da região do Brasil muda se o nome.
A agulha nas máquinas antigas é o numero 9,e na industrial depende do tecido, mas sempre fica delicado com a agulha mais fina.O bastidor para as máquinas antigas de pedal, como já falei no blog é de 20 à 21 cm largura e a altura de 1 cm ,sempre o bastidor bom é o que tem foto no blog.Não serve o bastidor de bordado à mão,aquele que usa para bordado russo.Porque ele é mais alto e não passa em baixo da agulha. O bastidor para a máquina industrial pode ser o mesmo de 20 cm de largura, ou de 26 cm de largura e 1cm altura...sempre bem esticado o tecido no bastidor,se não o ponto fica feio e as vezes embola a linha na bobina.
A bobina tem que ser própria para a  máquina,e a carretilha própria para o tamanho da bobina,sempre é bom quando for comprar uma carretilha nova,leve a bobina para certificar.
Sempre coloque a carretilha na bobina com a ponta da linha saindo(rodando)em sentido horário.
O ponto você regula em cima e em baixo,vá testando...antes de bordar.Se você for iniciante,procura sempre fazer seus bordados em panos de prato,quando estiver melhor,então pode mudar de tecido,para não ter prejuízo. 
As linhas metálicas tem que afrouxar a tensão do ponto,se não elas arrebentam mais fácil...e a linha de baixo na carretilha é a branca de poliéster,aquela que se usa para costurar. 
As linhas da carretilha geralmente é a de poliéster branco,só se troca quando for um bordado richelieu colorido que você queira fazer da mesma cor a ponte ou rede,daí tem que ser de algodão.

Espero ter ajudado,mas qualquer outra dúvida é só falar,ok?

Um forte abraço a todos!

Rosemery Abrantes

Seguidores